
Sed architecto numquam laudantium
14 de abril de 2022
Golpes no WhatsApp: como se proteger?
14 de abril de 2022
Não é à toa que as empresas tem um maior interesse em um chatbot para WhatsApp. O maior mensageiro do mundo reserva infinitas possibilidades às organizações. Por isso, saiba mais sobre essa ferramenta indispensável para sua estratégia!
Você certamente já foi atendido por alguma empresa no WhatsApp. Afinal, após o lançamento do WhatsApp Business, cada vez mais empresas adotaram o aplicativo como um de seus canais de comunicação.
Foi pensando nisso que a Meta criou o WhatsApp Business API. Com essa versão, as grandes empresas aumentam ainda mais o leque de possibilidades, principalmente usando chatbots para atuar direto no aplicativo de conversa.
Hoje, um chatbot para WhatsApp é capaz de revolucionar o relacionamento entre marcas e pessoas. As empresas facilitam o atendimento, exploram o pós-venda, criam ações de marketing, utilizam o WhatsApp com múltiplos atendentes e uma série de outros benefícios.
Para entender como essa ferramenta funciona continue a leitura!
1. Presença digital
A primeira vantagem do uso do WhatsApp Business API é o reconhecimento e fortalecimento de marca no ambiente digital.
Pesquisas indicam que 99% das pessoas que têm smartphone possuem o WhatsApp. Isso coloca o aplicativo entre as principais ferramentas de comunicação do Brasil.
Ter um contato oficial no WhatsApp vai muito além de criar um chatbot para automação de atendimento. É estar onde as pessoas mais passam o seu tempo. Além disso, posicionar sua marca como pioneira e inovadora em um mercado cada vez mais competitivo.
2. Recursos
Com uma interface limpa e intuitiva, o WhatsApp soube fornecer uma experiência gratificante ao usuário que deseja conversar com seus amigos. Tudo isso porque ele é simples e vai direto ao ponto.
Nesse sentido, soluções comerciais como o WhatsApp Business API também podem ser oferecidas com a mesma dinâmica.
3. Redução de custos
Além disso, esse tipo de sistema tende a gerar mais economia para o negócio, já que pode reduzir gastos nos seguintes pontos:
- custo por atendimento (com relação ao telefone, por exemplo);
- infraestrutura;
- otimização das cobranças;
- retrabalho;
- investimentos em aplicativos.
Como o WhatsApp Business API funciona?
Para todas as empresas interessadas no serviço, a aprovação do WhatsApp é necessária. Essa restrição tem o objetivo de garantir que tanto marcas quanto clientes tenham o maior benefício nessa experiência.
O processo completo envolve diferentes passos e, se a sua empresa tem interesse em contratar, é só conferir e enviar seu contato neste hotsite.
Quanto às possibilidades de uso, o WhatsApp já autorizou o atendimento gratuito e o envio pago de notificações informativas aos usuários — mediante, é claro, o seu opt-in.
Sua marca poderá fazer tudo isso com um atendimento híbrido, usando o atendimento por chatbot e atendentes humanos, além da possibilidade de automação de processos desde o início.
O chatbot para WhatsApp traz alterações positivas nas interações entre empreendimentos e consumidores. O ideal é se preparar para elas e descobrir as melhores formas de utilizá-las. Quer saber como?

Provedores de Solução Oficial
Para fazer os contatos oficiais das empresas no WhatsApp, a empresa confiou em alguns provedores oficiais do serviço — a única forma de ter o seu contato oficial e legalmente no app é desenvolvendo-o diretamente com o WhatsApp ou com esses provedores.
O próprio WhatsApp recomenda que as empresas busquem os provedores para ter um relacionamento mais próximo e facilitado em todo o processo. A Blip é um desses provedores oficiais, e garante todo o suporte necessário para a criação e administração de chatbots no aplicativo.
Vantagens de um atendimento por Chatbot
A utilização de aplicativos de mensagem na comunicação com os clientes contribui para melhorar a sua experiência.
Isso porque o comércio conversacional possibilita um contato automático e, ao mesmo tempo, personalizado.
Com a ajuda do storytelling, por exemplo, você consegue desenvolver um chatbot no WhatsApp mais envolvente, que não tenha respostas automáticas demais, mas que também ofereça um serviço agradável e personalizado ao usuário.
A intenção é chegar a um equilíbrio para que a conversa com o consumidor flua de maneira simpática e ele ganhe com a agilidade no atendimento por chatbot.
Confira algumas vantagens do atendimento realizado por chatbots.
1. Disponibilidade 24/7
Uma das principais vantagens do chatbot é que ele está disponível 24 horas por dia em todos os dias da semana. Assim, é possível atender seus clientes de forma mais completa e por mais tempo, mesmo em momentos em que não haja atendimento humano.
Isto é: é possível fazer o chamado atendimento híbrido, em que a primeira interação é com o chatbot. Assim, caso ele não consiga resolver, passa para os atendentes de plantão.
Lembre-se que plataformas como o WhatsApp exigem que tenha um atendente humano. Nestes casos, o atendimento pode prosseguir quando o horário comercial começar.
2. Múltiplos atendimentos simultâneos
Um chatbot para atendimento é capaz de dialogar com qualquer número de pessoas simultaneamente. Dessa forma, você não deixa clientes esperando e proporciona uma melhor experiência aos usuários.
Também é possível que vários atendentes atendam o mesmo canal, evitando que o cliente espere tempo demais. Em tempos de redes sociais, o tempo é algo essencial.
3. Sem erros no atendimento
O uso de chatbots de atendimento ao cliente significa contar com um atendente que não se cansa e não comete erros por distração.
Se bem programado, o chatbot sempre saberá a resposta ou direcionamento certo que deve ser dado ao seu cliente.
Caso a resposta fuja do fluxo programado, o atendente humano estará a postos para resolver um problema mais complexo.
4. Pode oferecer uma experiência envolvente, mesmo sendo um chatbot
Especialistas em UX, isto é, User Experience conseguem usar técnicas de design de chatbots para que estes saibam como envolver e engajar seus clientes.
5. Otimização do tempo
Um dos principais pontos positivos no uso de chatbots para atendimento é, sem dúvidas, a otimização do tempo do tempo com o cliente.
Enquanto as empresas que realizam um atendimento via funcionários se deparam em vários momentos com o congestionamento de seus canais, aquelas que optam pelo uso de chatbots podem atender um número praticamente ilimitado de pessoas.
6. Economia de recursos
Outra possibilidade trazida pelo uso dos chatbots no atendimento ao cliente é a economia de recursos.
Utilizando os softwares, é possível reduzir consideravelmente os custos com funcionários voltados para esse tipo de tarefa.
Mesmo que seja impossível para algumas empresas contar somente com esse tipo de software, é possível utilizá-lo para filtrar os atendimentos mais simples, economizando tempo e dinheiro para focar nos casos que demandam a atenção de algum setor específico.
7. Satisfação do cliente
Sem dúvida alguma, a maior reclamação dos clientes na experiência com empresas de qualquer setor é o atendimento.
Quem nunca passou horas no telefone aguardando para solucionar um problema simples? Esse tipo de situação pode ser revertido com o uso de chatbots nos canais certos.
8. Evolução e complexidade
Diferentemente do que vemos em seriados como Black Mirror, a inteligência artificial dos chatbots atuais ainda está longe desse tipo de autonomia e complexidade.
Mas isso não significa que o uso desse tipo de tecnologia não encontre espaço para evolução.
A aplicação do chatbot em uma empresa passa pelo seu “treinamento”. Durante essa etapa, são criadas regras de programação para que as respostas sejam satisfatórias.
Se um cliente perguntar, por exemplo, pelo prazo de entrega do pedido X, o chatbot cruzará as palavras-chave “prazo”, “entrega” e o número do pedido para, então, poder responder a solicitação.
Com um uso constante, o programa passa por experiências de atendimento que ajudam a lapidar seu código. Isso o torna cada vez mais preciso em suas respostas, trazendo mais facilidades para a própria empresa.
9. Multiplataforma
O chatbot é, antes de tudo, um programa voltado para a comunicação com o público. Por isso, ele não está preso a nenhuma plataforma específica de publicação, podendo ser construído e aplicado em várias delas.
Inclusive, existem plataformas que facilitam este processo, permitindo que um chatbot seja criado uma única vez e publicado em diferentes canais.
Esse tipo de aplicação facilita muito a gestão de informações e dá ao gestor cada vez mais segurança na utilização da ferramenta, desenvolvendo e aprimorando seu atendimento ao cliente.