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14 de abril de 2022
A inteligência artificial já é uma realidade, presente não só nas assistentes virtuais e IAs generativas, já bastante conhecidas pelos usuários, mas especialmente no dia a dia das empresas.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Microsoft, 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras de diversos setores da economia já utilizam IA frequentemente.
Mas o que a IA possui de tão interessante para despertar esse interesse? Continue a leitura para descobrir:
- O que é a IA?
- Como tudo começou?
- O que são chatbots com IA?
- O que é Inteligência Artificial Conversacional?
- Quais são os benefícios da IA?
- O que ela mudará em nossas vidas?
- Ética na IA;
- Como posso usar a Inteligência Artificial para escalar resultados na minha empresa?
- IA no atendimento ao cliente;
- IA no marketing.
O que é a Inteligência Artificial?
A IA é uma área na Ciência da Computação responsável por simular a inteligência e o comportamento humano usando apenas máquinas.
Indo um pouco na contramão do imaginário comum estimulado pelos filmes de ficção científica, o objetivo da Inteligência Artificial é de executar atividades humanas desde as mais simples até as mais complexas, como dirigir um carro (você já ouviu falar dos carros autônomos?).
Ou seja, ela está mais no nosso dia a dia do que imaginamos!
Quando estamos comprando em algum site e nos deparamos com produtos recomendados – o famoso “Você também pode gostar de…” – ou até mesmo quando vemos alguns e-mails na caixa de spam, são exemplos claros de que a IA está entre nós há um bom tempo.
De onde o termo surgiu? História da Inteligência Artificial

John McCarthy, um dos primeiros a usar o termo “inteligência artificial” (Foto: Reprodução/Stanford)
O termo ‘Inteligência Artificial’ surgiu em 1955, dito por John McCarthy, professor de matemática do Dartmouth College. Já no ano seguinte, ele organizou uma conferência sobre o assunto.
Um brainstorm de quase oito semanas de McCarthy junto a seus colegas, M. L. Minsky, N. Rochester e C.E. Shannon, ofereceu uma visão de futuro: os especialistas acreditavam na construção de computadores para desempenhar tarefas ligadas à cognição, incluindo abstração e uso de linguagem.
“Todos os aspectos da aprendizagem — ou qualquer outra característica da inteligência — podem, em princípio, ser descritos tão precisamente que uma máquina será capaz de simulá-los”, resumia o programa.
O surgimento do Machine Learning
Chatbot com Inteligência Artificial
Já em 1964, o mundo conheceu o primeiro chatbot. Era a ELIZA, criada por Joseph Weizenbaum no MIT. Ela conversava de forma automática usando respostas baseadas em palavras-chave e estrutura semântica e sintática.
Desde então, os chatbots evoluíram muito, assim como a IA, possibilitando a criação de chatbots com Inteligência Artificial capazes de realizar diversas tarefas além de interagir com os usuários.
Eles podem não só entender o contexto de cada interação, mas analisar o perfil de um usuário e responder de acordo, e ainda executar tarefas de forma independente, como consultar saldos, horários marcados, realizar e consultar pedidos, responder perguntas frequentes e muito mais.
Um exemplo de inteligência artificial aplicada ao chatbot é o AI Agent, um agente autônomo equipado com IA generativa, capaz de realizar tarefas e responder clientes de forma independente.
Inteligência Artificial Conversacional
O que potencializa os chatbots com IA é um tipo específico de inteligência artificial, a IA Conversacional. Ela utiliza todas essas tecnologias já citadas, como machine learning e processamento de linguagem natural, para oferecer uma conversa extremamente personalizada e alinhada com as demandas dos usuários.
Com a Inteligência Artificial Conversacional, você pode criar um chatbot que consiga entender a linguagem utilizada por determinado público e replicá-la para oferecer uma experiência mais humanizada e personalizada.
O bot pode ser capaz, ainda, de aprender com o tempo para tornar sua linguagem e suas respostas cada vez mais alinhadas com as preferências e formas que seu usuário gosta de se comunicar.